FICHA DE INSCRIÇÃO



INICIAR SESSÃO



Pesquisa de Associados
















Associados de Mérito


De acordo com o Regulamento Interno da APTRAD, os associados de mérito são profissionais que, no entender da Associação, se destacam pelo seu contributo para o crescimento da prática da tradução e/ou interpretação ou dos tradutores e/ou intérpretes.

Assim, e no sentido de valorizar sempre a profissão, a Direção entendeu nomear alguns profissionais de renome para seus Associados de Mérito.



Ana-Maria Chaves

Tradutora literária, de obras de ficção e de poesia, e tradutora de obras de ciências da educação e ciências sociais. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido paralelamente nas áreas da tradução literária e do ensino do inglês e da tradução, na Universidade do Minho (1978-2012) e no ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração de Vila Nova de Gaia (1990-1996).

Orientou inúmeros estágios profissionais de licenciatura e de mestrado em tradução literária em parceria com a editora ASA. Entre cerca de duas centenas de obras traduzidas, destaca obras de William Faulkner, Virginia Woolf, Emily Brontë, William Somerset Maugham, D. H. Lawrence, Joseph Conrad, Tomas Hardy, David Lodge, Kieran Egan, Bernard Spodek, Anthony Pym, Anthony Giddens. Nos últimos anos tem-se dedicado à tradução de poesia, com destaque para traduções de poetas contemporâneos para o projeto “Poemas no Metro” (2006 a 2008, a convite do British Council); “O Flautista de Hamelin” de Robert Browning (revista digital da FLUP e-fabulations, vol. 10, 2012); Poemas Escolhidos das Irmãs Brontë (Relógio d’Água, 2014. Crítica: Público).



Marta Stelmaszak

Tradutora e intérprete das línguas polaca e inglesa, especializada em Direito, TI, Marketing e Negócios. É membro do Comité de Gestão da Divisão de Interpretação do Chartered Institute of Linguists e da IAPTI (International Association of Professional Translators and Interpreters).

É também uma consultora empresarial acreditada, membro do Institute of Enterprise and Entrepreneurs e do Chartered Institute of Marketing. Em 2015, foi selecionada pela IPSE (Association of Independent Professionals and the Self-Employed) como um dos melhores 15 freelancers do Reino Unido e concluiu a licenciatura na London School of Economics and Political Science.

Dirige o Business School For Translators, um curso online e blogue sobre empreendedorismo destinado a tradutores e intérpretes, e publicou o livro The Business Guide For Translators. Tem uma presença ativa no Twitter e no Facebook, onde partilha informações relacionadas com a vertente empresarial da profissão de tradutor/intérprete.





Galeria de Imagens

Contactos

Morada: Apartado 1554
4401-801 Vila Nova de Gaia

Telefone: +351 913 437 722
E-mail: geral@aptrad.pt

Envie uma mensagem