FICHA DE INSCRIÇÃO



INICIAR SESSÃO



Pesquisa de Associados
















PROGRAMA DE MENTORING APTRAD

TODAS AS EDIÇÕES


 
6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Gabriel Gonçalves Fagundes

Universidade do Minho

Mentor(a): Allison Wright

Para além de me dar conselhos e dicas sobre como interagir e comportar com os clientes, a
Allison deu um passo à frente, e confrontou-me com os profissionais da área em ambiente real,
na conferência TransLisbon 2017, obrigando-me a interagir com os mesmos, adquirir novos
conhecimentos e entender pontos de vistas variados.

Realizamos também exercícios de escrita, tradução e revisão que me ajudaram a entender outros
pontos de vista e técnicas para além daquelas aprendidas em contexto académico. Estes
exercícios ajudaram-me também a explorar e ultrapassar novos limites que nunca tinham sido
antes explorados.

Considero a Allison uma grande mentora, capaz de compreender as necessidades do mentorado
e dessa forma realizar um programa adaptado. Para além do seu imenso profissionalismo é uma
pessoa extremamente acessível, com a qual fui capaz de interagir de forma descontraída, mas
profissional.

Gabriel Gonçalves Fagundes

O Gabriel tem um nível elevado de competência em revisão (na língua portuguesa) e possui a sensibilidade adequada às exigências deste trabalho.

Atendendo ao facto do Gabriel ser ainda estudante e dada a sua limitação de experiência, foi necessário adequar o programa a estas condições. No entando, considero que conseguimos elaborar um programa mais profundo (em termos de exercícios de tradução) que apresentou resultados muitos bons e que ajudaram a cumprir os objetivos iniciais propostos.

Valeu a pena mentorar este colega. O Gabriel tem potencialidade para ir longe na profissão.

Allison Wright

6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Mafalda Justino

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Mentor(a): Patrícia Cardoso Ferreira

Os objetivos iniciais do meu Mentoring eram, sobretudo, adquirir conhecimentos práticos sobre o mundo de trabalho em Tradução, incluindo CAT Tools, as áreas com mais procura, os preços praticados, estágios, etc. Queria preparar-me para entrar neste mercado e ter as ferramentas e noções necessárias para tal.

Felizmente, estes objetivos, a meu ver, foram cumpridos com sucesso e, consequentemente, os resultados obtidos foram bastante benéficos. Sinto-me uma pessoa mais informada e confiante para começar esta aventura. Entrei no Mentoring como uma estudante confusa a acabar a licenciatura e acabei como uma Tradutora que, apesar de ainda ter muito que aprender, tem o que é preciso para lutar pelo seu lugar neste mundo da Tradução. A Patrícia foi, mais que uma mentora, uma pessoa que ouvia os meus receios e preocupações, alguém que me aconselhava e partilhava as suas próprias experiências nesta área, como profissional e como pessoa. Foi, na minha opinião, uma experiência enriquecedora a todas os níveis, que me mostrou que há muito para aprender e fazer para realizarmos os nossos sonhos.

Queria, acima de tudo, agradecer à minha mentora por ter disponibilizado o seu tempo para me guiar e ensinar a ser uma pessoa melhor, com mais vontade de aprender e criar uma carreira que me faça feliz. Adorei trabalhar com a Patrícia e estou muito entusiasmada para pôr em prática os conhecimentos que adquiri!

Mafalda Justino

A Mafalda foi, sempre, uma Mentoranda muito empenhada, dedicada e muito interessada, com uma enorme vontade de aprender e de ser uma grande profissional.

Os objetivos iniciais foram cumpridos e, consequentemente, os resultados obtidos foram bastante benéficos. Houve partilha, houve aconselhamento e houve, essencialmente, à vontade para perguntas e questões que ajudaram a que a Mafalda se sentisse agora muito mais à segura para a profissão.

Foi um processo muito enriquecedor para mim, enquanto Mentora, ao ver que hoje a Mafalda já está a receber projectos e no seu caminho.

Patrícia Cardoso Ferreira

6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes

Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa

Mentor(a): Isabel Vidigal

Neste momento sinto-me uma tradutora muito mais consciente do mercado de trabalho atual. Depois de implementar todos os aspetos discutidos durante o programa de Mentoring tenho recebido muitos mais contactos diretos de clientes e, quando sou eu a contactá-los, sinto-me muito mais confiante e profissional.

A minha avaliação final é muito positiva. Consegui manter-me motivada durante todo o programa, apesar de estar a passar por um período de adaptação tanto a nível pessoal como a nível profissional (quando comecei o programa o meu filho tinha 8 meses e, como já referi, estava a trabalhar como freelancer a tempo inteiro apenas há dois/três meses). Recomendo este programa (e a Isabel) a todos.

Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes


6ª Edição do Programa de Mentoring
A decorrer

Mentorado(a): Carolina Melo

Faculdade Letras, Universidade do Porto

Mentor(a): Phillippa May Bennett

6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Sofia Gomes Rodrigues da Silva

Universidade Autónoma de Lisboa

Mentor(a): Ana Sofia Saldanha

Graças à ajuda preciosa da mentora Ana Sofia Saldanha foi possível tomar consciência da complexidade deste novo mundo e poder preparar-me para o enfrentar com segurança e sem medo.

Considero que os meus objetivos foram plenamente atingidos e recomendo vivamente o Projeto de Mentoring a todos aqueles que queiram ingressar no mercado de trabalho na área da tradução. Pela parte que me toca só tenho a agradecer à mentora e à Aptrad, aqui fica o meu muito obrigada!

Sofia Gomes Rodrigues da Silva

A Sofia teve excelentes resultados. No último dia do Mentoring, a Sofia recebeu os seus 2 primeiros projetos de tradução de empresas que foi contactando durante o Mentoring. Ficou muitíssimo feliz com os resultados do Mentoring e afirmou que sem o Mentoring não teria conseguido saber o que fazer ou como contactar qualquer empresa.

A Sofia demonstrou muito interesse em desenvolver as aptidões necessárias para a profissão de tradutor e demonstrou ainda ter a ambição necessária para seguir em frente e foi o que aconteceu.

Ana Sofia Saldanha

5ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Mara Quental

Universidade NOVA de Lisboa

Mentor(a): Ana-Maria Chaves

A Ana sempre se mostrou muito acessível e disponível para qualquer dúvida que eu pudesse ter durante o tempo do Mentoring e os resultados obtidos foram positivos. Aprendi imensas coisas novas que me serão muito úteis para o meu futuro como profissional.

Num todo, a experiência do Mentoring foi muito positiva. Aprendi imenso, não só sobre o mundo editorial e da tradução, como também sobre mim e o meu modo de trabalhar. Agradeço muito a oportunidade que em deram em realizar este programa, poi foi uma grande mais valia não só para o meu percurso académico como também para a iniciação do meu percurso como tradutora profissional.

 

Mara Quental

O empenho da Mara Quental foi total. Foi um prazer trabalhar com ela e do meu ponto de vista de mentora, a Mara Quental atingiu os objetivos deste programa.
A Mara Quental adquiriu rapidamente uma postura profissional, teve sempre uma atitude muito responsável e interessada e vi-a desabrochar como tradutora ao longo do projeto. A minha avaliação é muito positiva.

Ana-Maria Chaves

5ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Tatiana Pinto de Sousa

Faculdade Nova de Ciências Sociais e Humanas

Mentor(a): Monia Filipe

Os meus objetivos iniciais foram todos cumpridos. A Monia foi excelente em responder a todas as minhas dúvidas e aconselhou-me em relação a vários aspetos da tradução e respetivos processos de trabalho. 

Adorei trabalhar com a Monia!

Tatiana Pinto de Sousa

Com este Mentoring, a Tatiana pretendia adquirir algumas noções sobre o mundo real da tradução, conhecer as práticas mais comuns, trabalhar com algumas CAT tools, mas essencialmente preparar-se para entrar no mercado da tradução assim que terminasse o curso.

Os objetivos iniciais foram cumpridos, tendo a mentorada desempenhado com zelo pequenas tarefas semanais. A Tatiana mostrou sempre um grande interesse e vontade em aprender, nunca se recusou a desempenhar as tarefas propostas, adotou sempre uma postura humilde e compreensiva e desejo real em ser uma boa tradutora.

Creio que vai conseguir e desejo-lhe as maiores felicidades do mundo!

Monia Filipe

1 2 3 4 próxima


Galeria de Imagens

Contactos

Morada: Apartado 1554
4401-801 Vila Nova de Gaia

Telefone: +351 913 437 722
E-mail: geral@aptrad.pt

Envie uma mensagem