APTRAD - Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes - Notícias
FICHA DE INSCRIÇÃO



INICIAR SESSÃO



Pesquisa de Associados
















PROGRAMA DE MENTORING APTRAD

TODAS AS EDIÇÕES


 
8ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Joel Alexandre Fernandes dos Santos

Universidade Autónoma de Lisboa

Mentor(a): Ana Sofia Saldanha (EST e PRO)

O Joel mostrou empenho, dentro das limitações que tem devido aos horários do seu emprego atual e mostrou-se muito apreensivo relativamente ao mundo da tradução. Apesar de tudo isto, esforçou-se sempre por estar a par das sessões e conseguiu terminar o programa a saber mais sobre como contactar cliente e a fazer alguns testes de tradução para  alguns dos seus contactos.

Mostrou muito interesse no Mentoring e em aprender mais e dada a sua atitude tenho a certeza de que será um excelente colega e profissional!

 

Ana Sofia Saldanha (EST e PRO)

8ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): José Diogo Pedrosa Liceia

Universidade de Aveiro

Mentor(a): Teresa Sousa (EST e PRO)

Os resultados obtidos deste programa foram bastante positivos, novos métodos de trabalho, novos clientes, e uma nova visão do mercado de trabalho. Muito material disponibilizado, sempre que surgia alguma questão pela mentora Teresa Sousa que se mostrou sempre muito disponível. Uma experiência muito positiva e bastante enriquecedora. Sem este programa, o inicio de atividade seria, certamente, muito mais difícil.

José Diogo Pedrosa Liceia

Dada a situação de início de carreira, de ganhar noções básicas do mercado de trabalho, e de como proceder e se posicionar perante o mesmo, penso que os resultados obtidos pelo José vão ao encontro das expetativas.  Agora com mais algum material e conhecimento, creio que o arranque da atividade será, certamente, mais apoiado.

Teresa Sousa (EST e PRO)

7ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Catarina Cruz

Universidade do Minho

Mentor(a): Sue Leschen (EST e PRO)

O meu objetivo era o de aprender acerca da realidade jurídica nos dois países, e como envergar na área. 

O programa ficou um pouco aquém porque não recebi as noções práticas (como a experiência inicial profissional) que esperava, embora a nível de vocabulário e de noções inglesas, os resultados tenham sido bons.

Catarina Cruz

Catarina's main objective was to have a better understanding of the legal systems operating in the UK and their terminology. The mentoring sessions were interesting both sides and I find I was able to gage Catarina’s level of understanding.

Sue Leschen (EST e PRO)

7ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Cátia Sofia Machado Alves

Universidade do Minho

Mentor(a): Ana-Maria Chaves (EST e PRO)

"A Ana Maria Chaves foi uma mentora muito dedicada e disposta. Partilhou as suas experiências e dificuldades na tradução literária e ajudou-me a consolidar e adquirir competências. Na minha opinião os desafios que me propôs ao longo do programa fizeram com que me mantivesse sempre motivada a experimentar coisas diferentes e melhorar.

O programa de “mentoring” superou todas as minhas expectativas e foi um prazer trabalhar com a mentora Ana Maria. Foi uma experiência muito positiva e recompensadora. "

Cátia Sofia Machado Alves

"A Cátia foi uma mentorada totalmente empenhada, tendo trabalhado a tradução de diversos estilos/géneros de prosa literária. Não posso deixar de destacar o seu grande talento para a tradução de poesia, uma área tão pouco explorada, e a forma brilhante como resolveu os desafios que lhe fui lançando. 

Foi muito gratificante trabalhar com a Cátia Alves. O trabalho por ela desenvolvido foi excelente." 

Ana-Maria Chaves (EST e PRO)

7ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Daria Shumskaya

FCSH

Mentor(a): Monia Filipe (EST)

Uma experiência extremamente positiva, enriquecedora e motivadora. Creio que todos os recém-licenciados que ainda não tenham encontrado um rumo ou a coragem necessária para entrarem no mercado devem passar pela experiência do Mentoring. Este é um programa que nos concede não só ferramentas importantes para aplicarmos no dia-a-dia enquanto tradutores freelancer, mas também nos permite ter um contacto muito próximo com um tradutor experiente que nos mostra um pouco do mundo da tradução e nos ajuda com todas as dúvidas e inseguranças que possamos ter.

Daria Shumskaya

Os resultados não podiam ter sido melhores. É muito bom ter mentoradas assim: inteligentes, motivadas, cumpridoras, responsáveis e já com um brio profissional muito apurado. Este Mentoring não podia ter corrido melhor. Eu e a Daria entendemo-nos muito bem e conseguimos ser muito eficientes nas nossas sessões. Tenho a certeza de que a Daria vai ser uma excelente tradutora. Desejo-lhe as maiores felicidades do mundo e eu estarei cá sempre para a apoiar!

Monia Filipe (EST)

6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Gabriel Gonçalves Fagundes

Universidade do Minho

Mentor(a): Allison Wright

Para além de me dar conselhos e dicas sobre como interagir e comportar com os clientes, a Allison deu um passo à frente, e confrontou-me com os profissionais da área em ambiente real,na conferência TransLisbon 2017, obrigando-me a interagir com os mesmos, adquirir novos conhecimentos e entender pontos de vistas variados.

Realizamos também exercícios de escrita, tradução e revisão que me ajudaram a entender outros pontos de vista e técnicas para além daquelas aprendidas em contexto académico. Estes exercícios ajudaram-me também a explorar e ultrapassar novos limites que nunca tinham sido antes explorados.

Considero a Allison uma grande mentora, capaz de compreender as necessidades do mentorado e dessa forma realizar um programa adaptado. Para além do seu imenso profissionalismo é uma pessoa extremamente acessível, com a qual fui capaz de interagir de forma descontraída, mas profissional.

Gabriel Gonçalves Fagundes

O Gabriel tem um nível elevado de competência em revisão (na língua portuguesa) e possui a sensibilidade adequada às exigências deste trabalho.

Atendendo ao facto do Gabriel ser ainda estudante e dada a sua limitação de experiência, foi necessário adequar o programa a estas condições. No entando, considero que conseguimos elaborar um programa mais profundo (em termos de exercícios de tradução) que apresentou resultados muitos bons e que ajudaram a cumprir os objetivos iniciais propostos.

Valeu a pena mentorar este colega. O Gabriel tem potencialidade para ir longe na profissão.

Allison Wright

6ª Edição do Programa de Mentoring
Concluída

Mentorado(a): Mafalda Justino

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Mentor(a): Patrícia Cardoso Ferreira (EST)

Os objetivos iniciais do meu Mentoring eram, sobretudo, adquirir conhecimentos práticos sobre o mundo de trabalho em Tradução, incluindo CAT Tools, as áreas com mais procura, os preços praticados, estágios, etc. Queria preparar-me para entrar neste mercado e ter as ferramentas e noções necessárias para tal.

Felizmente, estes objetivos, a meu ver, foram cumpridos com sucesso e, consequentemente, os resultados obtidos foram bastante benéficos. Sinto-me uma pessoa mais informada e confiante para começar esta aventura. Entrei no Mentoring como uma estudante confusa a acabar a licenciatura e acabei como uma Tradutora que, apesar de ainda ter muito que aprender, tem o que é preciso para lutar pelo seu lugar neste mundo da Tradução. A Patrícia foi, mais que uma mentora, uma pessoa que ouvia os meus receios e preocupações, alguém que me aconselhava e partilhava as suas próprias experiências nesta área, como profissional e como pessoa. Foi, na minha opinião, uma experiência enriquecedora a todas os níveis, que me mostrou que há muito para aprender e fazer para realizarmos os nossos sonhos.

Queria, acima de tudo, agradecer à minha mentora por ter disponibilizado o seu tempo para me guiar e ensinar a ser uma pessoa melhor, com mais vontade de aprender e criar uma carreira que me faça feliz. Adorei trabalhar com a Patrícia e estou muito entusiasmada para pôr em prática os conhecimentos que adquiri!

Mafalda Justino

A Mafalda foi, sempre, uma Mentoranda muito empenhada, dedicada e muito interessada, com uma enorme vontade de aprender e de ser uma grande profissional.

Os objetivos iniciais foram cumpridos e, consequentemente, os resultados obtidos foram bastante benéficos. Houve partilha, houve aconselhamento e houve, essencialmente, à vontade para perguntas e questões que ajudaram a que a Mafalda se sentisse agora muito mais à segura para a profissão.

Foi um processo muito enriquecedor para mim, enquanto Mentora, ao ver que hoje a Mafalda já está a receber projectos e no seu caminho.

Patrícia Cardoso Ferreira (EST)

anterior 1 2 3 4 5 6 próxima


Galeria de Imagens

Contactos

Morada: Apartado 1554
4401-801 Vila Nova de Gaia

Telefone: +351 913 437 722
E-mail: geral@aptrad.pt

Envie uma mensagem