PAULA RIBEIRO

PAULA RIBEIRO

PAULA RIBEIRO

BIO

Paula Ribeiro é licenciada em Tradução e Interpretação Especializadas pelo ISCAP.IPP do Porto e é tradutora freelancer de inglês e francês e espanhol para português, especializada nas áreas de indústria automóvel, engenharia civil, TI, eletrónica de potência e a robótica industrial, desde 1997.

Organizadora e palestrante em conferências nacionais e internacionais de tradução e interpretação e criadora e fundadora da marca Crossingwords, agora um pequeno atelier de tradução e interpretação.

É fundadora e presidente da APTRAD e nessa qualidade é membro do Conselho Consultivo do ISCAP .

Website: http://www.crossingwords.com/

TÍTULO

Especialização, Reconhecimento, Certificação – o caminho a seguir!

RESUMO

A realidade é esta! 2020 está aí, mesmo ao virar da esquina, e com ele vem um mundo de inovações que estão mudando a forma como trabalhamos! Os tradutores e intérpretes são diariamente confrontados com uma vaga de inovações que alteram sua forma de trabalhar. Numa indústria maioritariamente composta por freelancers, esta torrente de evolução poderá parecer demasiado grande para ser devidamente absorvida e utilizada em nosso favor. Consideramos que, para os freelancers é cada vez maior a necessidade de reforçar a formação contínua, conhecer em profundidade as necessidades dos clientes e as especificidades do seu trabalho. É essencial uma colaboração estreita entre todos os intervenientes deste ciclo de trabalho, nomeadamente: academia, empresas, freelancers, sindicatos e, claro, as associações profissionais.

Assim, no futuro, caberá às associações profissionais, parceiros de excelência entre todos os intervenientes, um papel de destaque na consolidação da nossa indústria, defendendo nós a criação de ordens profissionais, a oferta de formação específica e especializada, programas de mentoria especializados e de acolhimento para os jovens que chegam à profissão, bolsas de estágio, ações de sensibilização para a importância da nossa profissão junto de grupos empresariais, que servirão também para cimentar o espírito da nossa classe.