Directrizes dos Programas de Mentoring


Directrizes dos Programas de Mentoring da APTRAD

  1. MentoringEST

    Este programa, criado em 2015, tem como principal objetivo ajudar e orientar todos aqueles que pretendem iniciar uma carreira na área da tradução e da interpretação e cujo processo de candidatura a associado da APTRAD tenha sido previamente analisado e aprovado. Trata-se de um programa limitado a pessoas em situação de primeiro emprego e tem a duração de quatro meses. O agendamento das sessões é realizado de acordo com a disponibilidade, tanto do Mentor, como do Mentorado.

  2. MentoringPRO

    Este programa, criado em 2017, tem por objetivo prestar apoio e orientação a profissionais que por variados motivos, profissionais e/ou pessoais, considerem que necessitam de um impulso na sua carreira. O programa tem a duração de dois meses, uma vez que se pressupõe que a pessoa interessada neste tipo de programa já tenha trabalhado na área, ou trabalhe atualmente, e pretenda apenas orientações para recomeçar ou se reafirmar. O agendamento das sessões é realizado de acordo com a disponibilidade, tanto do Mentor, como do Mentorado.

  3. MentoringCONS

    Este programa de Mentoring desenvolvido pela APTRAD serve para criar uma diferenciação entre o MentoringEST e o MentoringPRO. Assim, tem uma componente muito orientada para áreas específicas inerentes à profissão de tradutor e/ou intérprete: gestão de tempo, gestão de feedback, gestão emocional, redes sociais, adaptação de CV, procura ativa de clientes, softwares específicos de apoio à tradução, entre outras. Trata-se de um programa de consultoria pago com a duração de um mês.


Directrizes para Mentores da APTRAD

  1. Os programas de Mentoring da APTRAD são apenas realizados por Mentores com experiência consistente e adequada na área da tradução/interpretação profissional.
  2. Os mentores que realizam os programas de Mentoring são mentores voluntários e sem qualquer vínculo contratual à APTRAD.
  3. Os mentores deverão disponibilizar-se a realizar as sessões de Mentoring com o Mentorado presencialmente ou online (por exemplo, via Skype).
  4. Os mentores poderão, a qualquer altura e em caso de conflito de interesses, comunicar à APTRAD a sua vontade de terminar o programa de Mentoring com determinado Mentorado.
  5. A relação entre Mentor e Mentorado deverá pautar-se pelo respeito mútuo em todas as situações. O Mentor deverá envidar todos os esforços para corresponder às expectativas do Mentorado, da mesma forma que o Mentorado para trabalhar no sentido de cumprir os objetivos propostos.
  6. Os Mentores, aquando do início do programa, deverão assinar um documento de formalização do início do programa de Mentoring e a autorizar a utilização dos dados que disponibilizaram no website da APTRAD (www.aptrad.pt).
  7. Os Mentores não devem impor quaisquer ideais, ou tarefas e não devem discutir opções pessoais relacionadas com a profissão, agindo apenas como orientadores e motivadores.
  8. Os Mentores não devem pedir qualquer quantia em dinheiro aos Mentorados no decorrer do programa de Mentoring.


Directrizes para Mentorados da APTRAD

  1. Os Mentorados da APTRAD devem escolher o mentor pretendido através do website da APTRAD (www.aptrad.pt) e preencher o formulário de candidatura de modo a verificarem a disponibilidade do Mentor escolhido com a responsável pelo Mentoring.
  2. Os Mentorados deverão fazer o pagamento (dos programas PRO e CONS) na íntegra à APTRAD antes do início do respetivo programa.
  3. Os Mentorados têm o direito a comunicar à APTRAD a sua vontade em terminar o programa de Mentoring antecipadamente se considerarem que o Mentor e a sua abordagem não são adequados, ou se considerarem que foram desrespeitados pelo Mentor em qualquer situação. Estas situações devem ser imediatamente comunicadas à APTRAD, ao responsável pelo Mentoring de modo a que a situação seja imediatamente resolvida.
  4. No final do programa de Mentoring, o Mentorado deverá preencher o documento de avaliação do Mentor indicando a sua opinião sobre o programa e sobre o Mentor. Este documento deverá ser enviado diretamente à responsável de Mentoring da APTRAD.
  5. Os Mentorados devem ser obrigatoriamente associados da APTRAD de modo a poderem ter acesso a qualquer programa de Mentoring.