Mentoring


Mentoring APTRAD

“Relação privilegiada que permite a aprendizagem e a experimentação, bem como a emergência de novas e potenciais competências pessoais, através de um processo no qual uma pessoa, o mentor, apoia a carreira e o desenvolvimento de uma outra, o mentorado, à margem da relação habitual superior/subordinado.”

“A Igualdade em 100 Palavras” Glossário de termos sobre a Igualdade entre homens e mulheres, Comissão Europeia, 1998


Qual é o objetivo de um programa de Mentoring?

Os programas de Mentoring da Aptrad baseiam-se na colaboração de profissionais experientes que irão dedicar algum do seu tempo a estas iniciativas. Serão, por isso, estabelecidas algumas linhas orientadoras que definem as responsabilidades de cada uma das partes, de modo a facilitar os primeiros contactos e evitar a criação de falsas expectativas.


A quem se destinam?

  • Estudantes finalistas ou recém-graduados [MentoringEST], de cursos de tradução e/ou interpretação, a tradutores e intérpretes menos experientes (até 1 ano após data de início de atividade como tradutor e/ou intérprete nas Finanças) que acreditem poder beneficiar com este tipo de apoio e orientação no início das suas carreiras.
  • Tradutores experientes [MentoringPRO]*, que estejam interessados em trabalhar numa área de especialização nova (legal, técnica, médica, etc), ou que tendo atingido um ponto de impasse sintam necessidade de um impulso para rentabilizarem a experiência adquirida e verem a sua carreira a crescer a bom ritmo e sem percalços.

*Nota: programa pago


Como funciona?

O potencial mentorado preenche o formulário existente para o efeito no site da Aptrad, indicando o mentor com quem pretende fazer o programa. A Aptrad entra em contacto com o mentor indicado no sentido de confirmar a disponibilidade e agendar a data de início do programa.

Depois de acordado o início do programa, mentor e mentorado, concordam e assinam os termos da sua cooperação pela duração do programa. No programa pago [MentoringPRO], o mentorado deverá liquidar à Aptrad o valor total do programa antes do seu início.

No final do programa, mentor e mentorado, preenchem, assinam e enviam a Ficha de Avaliação final, após o que a Aptrad enviará ao mentorado o respetivo Certificado de Participação.

NOTA: Os mentores não são obrigados a arranjar trabalho aos mentorados, embora o possam fazer a título independente e fora do âmbito do programa de mentoring. Nestes casos, o mentor deverá acordar diretamente com o mentorado o montante e a forma de pagamento pelo trabalho a prestar.