A organização foi excelente, as

A organização foi excelente, as palestras muito bem selecionadas e as atividades bem distribuídas. Tive a oportunidade de encontrar pessoas apaixonadas pelo mundo da tradução e interpretação e dispostas a compartilhar conhecimento. Participei da oficina com a Dra. Josélia Neves sobre questões de investigação em tradução e fiquei encantada com seu trabalho. Só penso que poderíamos ter mais tempo para aprofundar um pouco mais o assunto. Enfim, a experiência foi muito positiva e pretendo participar de futuros congressos.

Cláudia Casaroti Teixeira
Versar

Minha primeira participação como coorganizadora de um congresso

Participar da organização do 1º Congresso da APTRAD no Brasil foi uma experiência enriquecedora sob vários aspectos. Pude conhecer muitas pessoas diferentes, entender como funciona a organização de um evento internacional (tem detalhes que nunca imaginei!), aprender a lidar com pessoas e suas expectativas e desejos, fazer MUITO networking com quem já conheço pessoalmente e encontrar quem só conhecia no mundo virtual.
Eu e a Isabel tínhamos em mente um congresso diferente, especial e que marcasse a chegada da APTRAD no Brasil de uma forma positiva. Procuramos selecionar profissionais conhecidos, mas também quisemos trazer pessoas diferentes. Como representantes dos profissionais inéditos em congressos profissionais de tradução aqui no Brasil podemos citar Dra. Josélia Neves, Dennys Silva-Reis, Jaime Mayuruna, Fulvius Guelfe, etc. Já como representantes dos profissionais conhecidos no mercado, temos Dilma Machado, Ana Julia Perrotti-Garcia, Lígia Ribeiro, Jorge Rodrigues, Roger Chadel entre tantos outros.
Também quisemos inovar com modos diferentes de palestras e conseguimos isso com a roda de conversa, que foi um sucesso!
Outro ponto muito importante para nós foi proporcionar várias atividades e oportunidades de networking. Jantares, passeios, coffee break (delicioso!) com duração estendida foram nossas opções para promover a integração entre nossos colegas.
Claro que houve problemas durante a organização, mas acho que conseguimos contorná-los de um modo satisfatório.
Gostei muito da experiência e espero poder continuar ajudando a APTRAD em seus congressos no Brasil!
Ah, e também quero ir ao Congresso da APTRAD em Portugal no ano que vem! 🙂

SIMONE CASTRO
Individual

O primeiro de muitos que ainda estão por vir

Para mim, foi uma honra poder contribuir com o vídeo de abertura de um evento tão importante aos profissionais linguistas, tradutores e intérpretes. Foi um prazer enorme rever colegas que moram e trabalham no exterior. O congresso proporcionou um intercâmbio cultural do mais alto nível. Foram dois dias de muita troca de conhecimentos, além do networking e de uma alegria contagiante. Certamente, será o primeiro de muitos que ainda estão por vir no Brasil e em Portugal. Parabéns às organizadoras e parabéns aos colegas que participaram como palestrantes e como ouvintes.

Ligia Ribeiro

Esse foi o primeiro congresso

Esse foi o primeiro congresso de tradução do qual participei e a experiência foi incrível! O ambiente foi acolhedor e profícuo para a troca de conhecimentos; aprendi muito, conheci pessoas, descobri possibilidades de especialização e vi que há muita gente disposta a se ajudar e a promover de fato o amplo conhecimento de idiomas, cada um em seu setor. E, é claro, não posso deixar de mencionar o coffee break sensacional, rs. Com certeza participarei dos próximos. A organização está de parabéns!

Bruna Mattos

Um congresso de amplitude!

O congresso abrangeu áreas variadas e todas interessantes. Pena não poder participar de todas as palestras de colegas e amigos que tanto admiro. Todos saíram aprendendo um pouquinho mais e na expectativa de mais congressos! Parabéns a todas as envolvidas, Isabel, Simone, Paula, Ana Sofia. Fiquei com gostinho de quero mais!!

DILMA MACHADO
ESTRADA -Escola de Tradução Audioviosual

Aprendi muito

Aprendi muita coisa! Os temas escolhidos por cada palestrante foram bem pertinentes e os assuntos estavam variados, portanto era possível escolher o que assistir de acordo com seu perfil, e tinha material tanto para quem está começando como para quem já é experiente. Gostei também dos coffee-breaks, a comida estava ótima e o café forte! 🙂
sugestões para os próximos: wi-fi (sei que acaba levando algumas pessoas a se fecharem em seus celulares, mas pode servir para facilitar de adicionar pessoas que conhecemos ali no congresso em redes sociais, e assim aumentar nossa rede ali, na hora!). Seria bacana oferecer wi-fi e aí falar sobre o uso consciente do celular, quem sabe?
Estou ansiosa para os próximos eventos!
A foto é dos sorteios que fizeram no final, agradeço aos patrocinadores deste ano.
Acima de tudo, obrigada às organizadoras e organizadores, foi sensacional!

Juliana Arthusp
about.me/arthuso.translation

Rico e variado

O evento em si foi um sucesso:
– escolha das atividades;
– conteúdos apresentados;
– tempo destinado a cada sessão;
– tempo dos intervalos;
– orientação (pessoal de apoio);
– espaço para o evento;
– sorteios que superaram muitas expectativas;
– receptividade;
– valores cobrados;
– nível de palestrantes.

Poderíamos ter no próximo evento:
– Wi-Fi (pode-se incluir nos custos do evento, se for o caso);
– espaço que comporte todos os participantes, no caso do evento pré-congresso; e
– pelo menos três atividades diferentes para roda de conversa.

Muito organizado, grande receptividade e muito profissionalismo.
Obrigado.

Paulinho Fonseca
fonsecatranslations.com

Intenso, produtivo e simpático

Já frequentei incontáveis eventos da área de Tradução e de outras áreas correlatas ou nem tanto. Eventos grandes e pequenos, nacionais e internacionais, próximos e do outro lado do globo. Assim, tenho bastante bagagem de comparação e posso afirmar com certeza que o Congresso da APTRAD no Brasil foi intenso (programação de qualidade, conteúdo relevante e atual), produtivo (grade bem montada e horários balanceados) e, como sempre costumam ser os congressos portugueses, simpático (programação social variada e interessante). Que venham muitos outros! Aguardamos com grande expectativa!! Parabéns às organizadoras!

Ana Julia Perrotti -Garcia
Tradusound Acessibilidade

Orgulho

Não participei no Congresso por me encontrar de férias, mas não posso deixar de manifestar o meu orgulho pelo facto de a APTRAD, produto da imaginação e desejo conjuntos, meus e da Paula Pinto Ribeiro, fosse capaz, em tão pouco tempo de existência de organizar um congresso do outro lado do Atlântico.

A todos os organizadores, os meus parabéns. À Paula Pinto Ribeiro, um enorme obrigada!

E, para mim, fundadora e associada número 2, fica uma enorme satisfação por ver o nosso projeto andar, apesar de todos os obstáculos!

Ligia Dias Costa
Ligia Dias Costa

Feedback Congresso São Paulo APTRAD

No geral o Congresso foi muito bem organizado, não houve atrasos gigantescos como acontece às vezes. O ponto mais negativo foi mesmo a falta de Internet wi-fi, eu como estrangeira no Brasil com telefone em roaming não consegui aceder ao meu email devido à possibilidade de uma enorme conta de telefone em Portugal. Foi o único ponto negativo que tenho a apontar. Espero que da próxima vez haja wifi… 🙂
Quanto aos eventos, gostei muito, só acho que o evento pré-congresso foi num local muito pequeno e fiquei triste pelo facto de os colegas terem ficado separados. 🙂
Espero que nos encontremos novamente no Brasil em breve!
Obrigada

Ana Saldanha