Mentoring


Mentoring APTRAD

"Relação privilegiada que permite a aprendizagem e a experimentação, bem como a emergência de novas e potenciais competências pessoais, através de um processo no qual uma pessoa, o mentor, apoia a carreira e o desenvolvimento de uma outra, o mentorado, à margem da relação habitual superior/subordinado."

“A Igualdade em 100 Palavras” Glossário de termos sobre a Igualdade entre homens e mulheres, Comissão Europeia, 1998


PROGRAMAS DE MENTORING DA APTRAD:

Tipo de Programa Duração Custo A quem se dirige?
MentoringEST 4 meses Gratuito A associados-estudantes da APTRAD, ou seja, que tenham terminado licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento em Tradução/Interpretação e que se encontrem em situação de primeiro emprego.
MentoringPRO 2 meses Pago* A todos os tradutores/intérpretes com experiência e que, por motivos vários, pretendam impulsionar a sua carreira.
MentoringCONS 1 mês de consultoria especializada (4 sessões + apresentação) Pago* A todos os tradutores/intérpretes com experiência e a exercerem a sua atividade e que considerem que necessitam de algum tipo de consultoria especializada.
*Preço sob consulta para aptrad@aptrad.pt


CONTACTO DO MENTORING DA APTRAD:

Contacto do Mentoring da APTRAD: através do formulário de contacto existente no website da APTRAD.


DESTINATÁRIOS DOS PROGRAMAS DE MENTORING:

Os programas de Mentoring da APTRAD destinam-se, única e exclusivamente, a associados da APTRAD, estudantes ou profissionais, com as quotas em dia.


INÍCIO DO PROGRAMA DE MENTORING:

Antes do início de qualquer programa de Mentoring, e antes da troca de contactos entre o futuro Mentor e o Mentorado, será analisada a situação do Mentorado para verificar o seu enquadramento no programa pretendido.

A análise da candidatura ao programa de Mentoring é da exclusiva responsabilidade da APTRAD, pelo que nos reservamos o direito de indicar ao Mentorado um programa de Mentoring diferente do inicialmente escolhido que, em nosso entender, melhor se adapte à sua situação profissional.


COMO FUNCIONAM OS PROGRAMAS DE MENTORING DA APTRAD?

  1. Antes do início do programa de Mentoring, o potencial mentorado preenche o formulário existente para o efeito no site da APTRAD, indicando o mentor com quem pretende fazer o programa. A APTRAD entra em contacto com o mentor indicado no sentido de confirmar a disponibilidade e agendar a data de início do programa.
  2. Antes do início de qualquer programa de Mentoring, e antes da troca de contactos entre o futuro Mentor e o Mentorado, será analisada a situação do Mentorado para verificar o seu enquadramento no programa pretendido.
  3. A análise da candidatura ao programa de Mentoring é da exclusiva responsabilidade da APTRAD, pelo que nos reservamos o direito de indicar ao Mentorado um programa de Mentoring diferente do inicialmente escolhido que, em nosso entender, melhor se adapte à sua situação profissional.
  4. Depois de acordado o início do programa, mentor e mentorado, concordam e assinam os termos da sua cooperação pela duração do programa. Nos programas pagos [MentoringPRO e MentorigCONS], o mentorado deverá liquidar à APTRAD o valor total do programa antes do seu início.
  5. No final do programa, mentor e mentorado, preenchem, assinam e enviam a Ficha de Avaliação final, após o que a APTRAD enviará ao mentorado o respetivo Certificado de Participação.
NOTA: Os mentores não são obrigados a arranjar trabalho aos mentorados, embora o possam fazer a título independente e fora do âmbito do programa de mentoring. Nestes casos, o mentor deverá acordar diretamente com o mentorado o montante e a forma de pagamento pelo trabalho a prestar.