Qual o valor de uma associação de profissionais?

Tradutores e Intérpretes pelo Mundo – Val Ivonica
16/07/2025
Burlas e burlões – esquemas novos e antigos a que todos devem estar atentos
30/11/2025

Qual o valor de uma associação de profissionais?

Inerentemente imaterial e subjetivo, o valor de uma associação de profissionais pode ser determinado pelo valor que gera para os seus membros, na progressão de carreira, desenvolvimento profissional e oportunidades de networking, dado que estes benefícios combinados, garantem retorno a longo prazo, aceleram a progressão na carreira e oferecem recursos exclusivos. São benefícios que contribuem para o aumento de conhecimento, competências técnicas e visibilidade, o que resulta num crescimento profissional maior e mais consolidado.

No mercado de trabalho atual, em constante evolução, o conceito de desenvolvimento de carreira e de crescimento profissional tornou-se mais fluido. Para os profissionais mais jovens, o caminho tradicional para a progressão na carreira parece muitas vezes mais ambíguo, com um maior destaque dado às redes digitais e à marca pessoal do que ao tradicional conceito de aderir e participar em associações profissionais. No entanto, esta nova abordagem pode implicar, para esses jovens profissionais, o risco de perder oportunidades inestimáveis de formação, networking, liderança e mentoria — ingredientes cruciais para o sucesso em qualquer carreira. Aderir e participar ativamente numa associação profissional é um investimento na carreira, bem como no setor e na profissão. Os benefícios podem originar um crescimento profissional tangível, que pode fazer a diferença entre a estagnação e o sucesso.

A formação é um dos retornos mais imediatos e com maior impacto desse investimento. A maioria das associações oferece uma grande variedade de recursos, incluindo webinars, conferências, workshops e seminários ministrados por especialistas profissionais na área. Estas oportunidades formativas são adaptadas às tendências e às práticas mais recentes da profissão, o que garante que os membros da associação estão sempre atualizados e à frente dos restantes colegas. Para os profissionais mais jovens, que podem não ter muitos anos de experiência prática, estes recursos ajudam a preencher as lacunas de conhecimento e a melhorar a sua compreensão das melhores práticas do setor onde se encontram.

O networking é frequentemente apontado como uma das vantagens mais significativas de integrar uma associação profissional. A filiação numa associação oferece oportunidades de networking mais centradas e personalizadas do que as que conseguiriam através de um grupo nas redes sociais. Nas associações, têm acesso a uma rede altamente envolvida de profissionais que partilham interesses, valores e desafios comuns. Estas relações são mais do que transacionais — são duradouras e baseadas no apoio e na colaboração mútuas.

No que se refere às qualidades de liderança, que profissionalmente os membros da associação precisam de ser aperfeiçoar e desenvolver ativamente, a possibilidade de poder desempenhar funções na direção de uma associação profissional, quer participando num dos seus órgãos, num dos seus fóruns ou assumindo uma função mais diretiva, representa uma exposição inestimável às complexidades da gestão de pessoas, à execução de projetos, à organização de eventos e ao crescimento organizacional.

A mentoria é um dos benefícios mais descurados das associações profissionais, especialmente entre os profissionais mais jovens. Embora muitos recorram às plataformas das redes sociais ou às redes informais para aconselhamento, poucos compreendem a riqueza das relações de mentoria que podem ser construídas dentro de uma associação profissional. Muitos dos profissionais mais experientes de uma associação compreendem a importância de acompanhar e apoiar um profissional inexperiente e estão dispostos a orientar os membros mais jovens, facultando-lhes conhecimento, orientação e experiência que lhes podem poupar anos de tentativa e erro nas suas carreiras.

Uma das formas mais evidentes através das quais uma associação profissional apoia o crescimento da carreira dos seus membros é pela certificação como profissional qualificado que assegura e pela formação especializada que oferece. Pertencer a uma associação profissional reconhecida é, por si só, uma certificação que melhora as qualificações e ajuda os membros dessa associação a destacarem-se. Esta certificação, não só valida a experiência, como também mostra aos potenciais clientes o compromisso do profissional na manutenção dos mais elevados padrões profissionais.

Além disso, as associações profissionais ajudam a moldar o desenvolvimento da carreira, oferecendo recursos e orientação para o seu progresso. Quer estejam à procura de conselhos sobre mudanças de carreira, de estratégias de procura de trabalho ou de oportunidades de desenvolvimento profissional, a associação é uma ferramenta essencial para traçar essa trajetória profissional.

Na última década, os profissionais mais jovens enfrentaram uma mudança significativa na forma como o trabalho é realizado. Com o aumento do trabalho remoto, das plataformas digitais e dos empregos na economia gig, o ambiente tradicional de trabalho e os planos de carreira estruturados tornaram-se pouco comuns. Como resultado, muitos profissionais mais jovens não sentem a necessidade de se juntarem a associações profissionais, como faziam as gerações anteriores, recorrendo frequentemente a redes online, a grupos nas redes sociais e a plataformas de freelancers para obter a orientação e as ligações que antes eram disponibilizadas pelas associações.

Embora esses canais tenham certamente valor, carecem da profundidade, credibilidade e estrutura que uma associação profissional oferece. As associações promovem um sentimento de comunidade e de responsabilidade, criando um espaço onde os profissionais não só crescem individualmente, como também fortalecem coletivamente o setor. Ao negligenciar a adesão e o envolvimento, os profissionais mais jovens podem estar a perder a oportunidade de ter uma voz na definição do seu futuro profissional.

Fazer parte da sua associação profissional não se resume apenas ao que pode obter – trata-se do que se pode retribuir à profissão. Cada membro tem a responsabilidade de ajudar a construir o setor, contribuindo para o seu sucesso coletivo. Esta responsabilidade inclui partilhar conhecimentos, orientar outros e trabalhar em conjunto para defender padrões éticos e promover as práticas profissionais. É a força destas associações que impulsiona a profissão, garantindo que os padrões do setor evoluem com o tempo.

Em última análise, pertencer e ser um membro ativo de uma associação profissional representa um valor inestimável. Dá acesso a recursos educacionais essenciais, a uma rede de apoio abrangente, a oportunidades de desenvolvimento e orientação — o que contribui para o sucesso contínuo de um profissional.

É, por isso, essencial transmitir o valor a longo prazo destes benefícios aos jovens profissionais que possam procurar uma solução rápida quando surge um desafio. Informá-los de que, quanto mais cedo se associarem, mais rapidamente poderão começar a sentir o retorno do seu investimento. É este, também, o papel de uma associação de profissionais!

[Este texto resulta da leitura de diversas fontes e de diversos artigos de opinião de associações, de profissionais mais ou menos experientes. Com esta recolha, pretende-se evidenciar a importância cada vez maior da filiação e participação ativa numa associação de profissionais como a APTRAD.]