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Caros(as) associados(as) e profissionais da tradução,
A APTRAD disponibiliza, através da lista de profissionais presente no seu website, a possibilidade a potenciais clientes de contactarem diretamente os seus associados que se adequam ao serviço que procuram, por e-mail enviado através da sua plataforma. Uma ferramenta que se tem revelado útil aos nossos associados, por já ter proporcionado a concretização de serviços e a angariação de clientes a colegas contactados por esta via.
No entanto, tivemos conhecimento que, recentemente, este meio tem vindo a ser utilizado por pessoas cujo intuito é o de burlarem o profissional que contactam. Foram-nos relatados diversos casos em que é solicitado um serviço de tradução e que, terminado e entregue o mesmo, é indicado ao profissional que para o pagamento poder ser realizado é necessário proceder à abertura de uma conta em certa entidade bancária e fazer diversos depósitos para ativar essa mesma conta na plataforma, sendo que (em todas as situações que conhecemos) o pagamento do serviço nunca é recebido e os depósitos realizados nunca são recuperados.
Num contexto profissional em que os contactos realizados são praticamente todos via online e que trabalhamos, grande parte das vezes, com clientes de todos o mundo, a volatilidade e a dúvida são também aspetos que devemos considerar quando recebemos uma proposta de trabalho, independentemente da sua origem.
Enquanto associação, polo congregador de profissionais das áreas da tradução e da interpretação, não nos é possível confirmar a veracidade ou a idoneidade das empresas ou particulares que contactam os nossos associados, pelo que relembramos, sempre que possível, a importância para qualquer profissional de despistar eventuais burlões ou situações menos claras quando recebe um contacto de uma empresa ou pessoa desconhecida, através de alguns pontos que consideramos essenciais:
Reforçamos ainda a importância da partilha ou denúncia sempre que exista algum tipo de situação que se afigure como tentativa de burla para que outros colegas não caiam no esquema – com os burlões e os nomes das empresas devidamente identificados.
No entanto, e apesar de todos os nossos associados poderem optar por não terem o seu perfil público visível no nosso website, acreditamos que, e apesar das tentativas de burlas serem uma realidade há muitos anos (veja-se o exemplo de uma publicação de 2013, https://translit.com/beware-of-fake-translation-agency-scammers/), os casos de contactos bem-sucedidos superam estas ocorrências e que o estar presente é uma mais-valia para todos.
Mantemo-nos como sempre atentos e disponíveis para prestar a informação que precisem e para esclarecer todas as dúvidas que surjam sobre qualquer situação menos clara.
A Direção da APTRAD