A palavra do ano

Tradutores e Intérpretes pelo Mundo – Alessia Vonau
17/12/2020
UM MUITO FELIZ 2021!
30/12/2020

A palavra do ano

Todos os anos é conhecida a palavra do ano. Em janeiro, saberemos qual será a escolhida, mas podemos antecipar que a palavra terá algo a ver com a pandemia e com os dias duros, às vezes errantes que temos vivido desde março. Ainda assim, acreditamos que há uma palavra que nos tem acompanhado durante todos estes meses e que retrata bem o estado em que nos encontramos: adaptação.

Esta palavra, que mais não é do que um movimento contínuo, tem sido uma constante que parece reinventar-se a cada dia que passa. Em março, foi necessária uma adaptação a um recolhimento a que não estávamos habituados, a novos horários e rotinas que passaram a abarcar filhos, companheiros no mesmo espaço 24 horas por dia. A cada par de semanas foram vindo mais adaptações, do modo de vida, dos cuidados a ter dentro e fora de casa, das formas de convivência.

Por cá, na APTRAD, refletimos a necessidade de adaptação às atividades e eventos que promovemos durante o ano. Se bem se lembram, em março, após longos meses de preparação e organização, vimo-nos forçados a adiar a 1.ª Conferência Internacional de Tradução Audiovisual que deveria ter acontecido em abril (decorrerá em setembro de 2021). Sabemos o quão importante é a formação contínua e como foi fulcral mantermos o contacto durante todos estes meses. Por isso, fizemos o que fez o resto do mundo: adaptamo-nos e decidimos organizar o TranslateOnline e diversas outras ações de formação, para que a nossa comunidade não perdesse o rumo e se mantivesse unida e permanentemente em contacto com a profissão e os seus desenvolvimentos. Munidos do Zoom, do espírito de partilha de toda uma comunidade – no caso do TranslateOnline – a APTRAD manteve sessões de formação desde abril até dezembro, à razão de duas por semana que abordaram variados temas relacionados com a nossa atividade, desde as boas práticas de trabalho às CAT Tools, passando por organização, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar.

Para o próximo ano, esperam-nos, a nós e ao mundo inteiro, imensos desafios: a nível de saúde, de trabalho, de vivências, de tudo basicamente. Precisaremos de muita resiliência, de saber gerir com muita parcimónia a nossa resistência e a nossa capacidade de adaptação.

Da nossa parte, enquanto Direção da APTRAD, enquanto colegas de profissão, deixamos a todos uma palavra de esperança. Esperança em dias com mais leveza, mais certezas e mais abraços não-virtuais.

Obrigado a todos por 2020 e votos de um excelente 2021!

Biografia:

Tina Duarte. Licenciada em Tradução pelo Instituto Politécnico de Leiria, é tradutora de inglês e francês para português desde 2006 nas áreas da Comunicação Empresarial, Marketing, Turismo e Assuntos Internacionais. Desde 2017 é membro da Direção da APTRAD.