O reconhecimento da comunidade: as associadas de mérito da APTRAD

A acessibilidade atingível pela tradução intersemiótica
14/11/2019
O freelancer e a gestão do dia-a-dia
19/11/2019

O reconhecimento da comunidade: as associadas de mérito da APTRAD

O mérito. Merecimento, aptidão, superioridade, reputação, virtude, valor moral e intelectual são algumas das palavras utilizadas pelo dicionário para definir este conceito. Na APTRAD, além de pretendermos agregar e fortalecer a comunidade de tradutores, temos também o objetivo de destacar a importância e o percurso de todos aqueles que, pelo seu trabalho, enobrecem a profissão do tradutor e intérprete.

Nesse sentido, temos o prazer e a honra de ter como associadas de mérito três figuras que, pela sua importância em Portugal e no estrangeiro, se destacaram devido ao seu trabalho e à forma como encaram a profissão. No seu conjunto demonstram uma qualidade indiscutível no sentido de levar a profissão de tradutor a um nível de reconhecimento cada vez maior.

Josélia Neves, Professora e investigadora de Tradução Audiovisual e Comunicação Inclusiva, que leciona presentemente na Hamad bin Khalif University, no Qatar; profissional reconhecida a nível mundial, com um extenso percurso académico e variadíssimos projetos de investigação.

Ana Maria Chaves, docente de inglês e figura incontornável da tradução literária, nomeadamente na tradução de obras de alguns dos mais conceituados autores internacionais de sempre, como William Faulkner, Virginia Wolf e William Somerset Maugham.

Marta Stelmaszak-Rosa, tradutora, intérprete e consultora empresarial, que se destacou pelo trabalho desenvolvido a nível do empreendedorismo direcionado a tradutores e intérpretes, nomeadamente na elaboração do curso Business School for Translators e do livro Business Guide for Translators, encontrando-se atualmente ligada à investigação relacionada com a gestão.

É difícil encontrar semelhanças no percurso destas três profissionais, mas possuem dois aspetos em comum: a capacidade de partilharem, sem reservas, os seus amplos conhecimentos, e o reconhecimento dos seus pares. E ter mérito é isso mesmo, não concordam?

O silêncio que aceita o mérito como a coisa mais natural do mundo constitui o mais retumbante aplauso. – Ralph Waldo Emerson

Adaptação do texto original de Rui Sousa [fundador e associado da APTRAD nrº 6]